Parnaíba

Para acessar o site oficial da Prefeitura do Município de Santana de Parnaíba clique no link: http://www.santanadeparnaiba.sp.gov.br/


DRAMA DA PAIXÃO

Uma pequena amostra do segundo maior espetáculo do Brasil sobre a Paixão de Cristo acontece em Santana de Parnaíba, São Paulo. Clique na imagem.



Para acessar informações sobre o evento, clique na imagem acima.



Clique na imagem para ler o convite de Gabriel Dias Garcia.


O maior presépio articulado do Brasil – (Clique neste link para acessar a notícia).


Prefeito cancela Carnaval 2016


DESIGUALDADE SOCIAL Reportagem especial do UOL

Clique para acessar o site do UOL


1ª Coletiva de Artes de Santana de Parnaíba é sucesso de público

Os três artistas plásticos vencedores no quesito Júri Popular
Clique na foto acima para ler a notícia


LINK:

Santana de Parnaíba celebra Dia do Trabalhador
com seis festas no próximo dia 1º de maio


Espetáculo Drama da Paixão – Santana de Parnaíba
Prefeitura de Santana de Parnaíba intensifica os preparativos para o espetáculo Drama da Paixão

Para acessar a notícia completa, clique na imagem.


Presépio


Para acessar notícias sobre eventos, clique na imagem.


Convite para o Desfile 7 de Setembro


Clique na imagem para assistir o vídeo/convite.



Festa da Padroeira 2014


Os nossos parabéns ao Prefeito Elvis Cezar pela “FESTA NOTA 10”.



I LIRO – Laboratório Internacional de Regência Orquestral de Santana de Parnaíba

O Instituto de Artes de Santana de Parnaíba – IASAP tem a honra de convida-lo para o I LIRO – Laboratório Internacional de Regência Orquestral de Santana de Parnaíba que acontecerá nos dias 28 de julho a 02 de agosto na cidade de Santana de Parnaíba.

Também gostaria de convidar para assistir o Concerto de Encerramento do I LIRO que será no dia 02 de agosto na Igreja Matriz de Santana de Parnaíba, como parte da programação da “Serie de Concertos 2014 IASAP”

ENTRADA FRANCA

Mais informações no site: https://institutodeartesdesantanadeparnaiba.wordpress.com/laboratorio/

Lembro aos interessados que ainda estão abertas vagas para participantes ouvintes. Caso haja interesse, a inscrição poderá ser feita pelo site:

https://institutodeartesdesantanadeparnaiba.wordpress.com/laboratorio/inscricoes-i-laboratorio-de-regencia/

Vagas Limitadas!!!! Esperamos todos lá!

Mais informações: https://institutodeartesdesantanadeparnaiba.wordpress.com

ou pelo telefone (11) 4154-6018

Atenciosamente
Gabriel Dias Garcia
Diretor Artístico
Instituto de Artes de Santana de Parnaíba – IASAP

Largo Eden Magri Gianini, 68, sala 17 –
Centro Histórico, Santana de Parnaíba, SP
Tel./Fax: (11) 4154-6018
E- mail: INSTITUTO DE ARTES

Site: http://institutodeartesdesantanadeparnaiba.wordpress.com/


FESTA DE CORPUS CHRISTI


Este vídeo, com 01’32”, mostra o famoso e multicolorido tapete de serragem que cobre as principais ruas do Centro Histórico em 19 de junho de 2014.


Celebração de Corpus Christi – Santana de Parnaíba

Corpus Christi
Funcionários da Secretaria de Cultura e Turismo já iniciaram os trabalhos de preparação das tintas que darão cores a aproximadamente 80 m3 de serragem, principal material utilizado na confecção do tapete.
Clique na imagem para ler a notícia completa.

127ª Festa do Cururuquara celebra São Benedito e abolição da escravatura

A Procissão do Encontro marcou o início da 127ª Festa do Cururuquara reunindo muitos fieis que acompanharam o cortejo

Uma tradição que dura mais de um século, a “Festa do Cururuquara” teve mais uma edição realizada na noite do último sábado (10/05). A festa contou diversas atrações e reuniu um público de 700 pessoas entre moradores e turistas.             Organizada pela Prefeitura, por intermédio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, a iniciativa celebra a Abolição da Escravatura no Brasil, assinada em 13 de maio de 1888.
As comemorações tiveram início com a Reza Cabocla, seguida da tradicional “Procissão do Encontro” que se refere ao encontro da procissão que sai da Capela Maior de São Benedito e dos devotos da Nossa Senhora do Carmo, localizada no Largo das Palmeiras. Uma queima de fogos marcou o encontro das duas procissões no meio do caminho entre as capelas, formando uma só procissão, seguindo até a Capela Maior para assistir à celebração da Missa Solene na Capela das Palmeiras.
Ao término do culto, o levantamento do mastro marcou o início das festividades, onde os fiéis e turistas presentes puderam se divertir com as apresentações dos grupos “Bumbos do Cururuquara” (Santana de Parnaíba), “Samba do Cururuquara” (Santana de Parnaíba) e com os Sambas de Bumbo de Vinhedo e Campinas, que atravessaram a madrugada. Nem mesmo o frio de oito graus impediu a animação do público, que entre uma apresentação e outra, pôde apreciar as comidas típicas servidas no local, ao som do cantor Roberto Augusto e banda, que tocou grandes sucessos da música sertaneja.
“Como eu moro próximo, faço questão de participar todos os anos e sempre me emociono com a procissão que nos leva as origens do povo escravo, que adotou esta terra para viver, o Cururuquara é o bairro mais negro da cidade e hoje a festa não tem hora pra acabar, quero me divertir muito aqui”, falou José Eudo, morador do bairro.
Cosmo Francisco é morador de Carapicuíba e participou pela primeira vez e contou que pretende retornar nas próximas edições da festa: “Eu freqüento a missa na igreja próxima daqui e foi lá que tomei conhecimento da festa, por isso me interessei em conhecer. Estou encantado com a energia que os fiéis que moram aqui transmitem” falou o fiel que comentou sobre o momento mais marcante da festa,” Eu gostei muito do samba, e da participação de todos dançando, é uma festa muito gostosa que alia a fé com a música, quero voltar outras vezes” complementou Cosmo.
O evento contou ainda com a presença do prefeito Elvis Cezar, que fez questão de assistir as exibições dos grupos de bumbo da região.
“Para nós é motivo de grande satisfação participar desta festa centenária, uma festa tradicional, promovida pela comunidade do Cururuquara, que fala sobre a libertação dos escravos um momento histórico, da qual a nossa cidade faz parte e isso representa um orgulho muito grande para todos os parnaibanos”, comentou o prefeito.Livro Brasil e Cabo Verde – Olhares Cruzados

Durante a festa, os moradores e turistas puderam conferir ainda o lançamento do livro “Brasil Cabo Verde Olhares Cruzados”, que mostra imagens do intercâmbio entre as crianças do Cururuquara e de Cabo Verde, país localizado no continente africano.
Os trabalhos fazem parte do projeto “Olhares Cruzados Brasil Cabo Verde”, que consistiu na realização de oficinas com as crianças das duas localidades, com o objetivo de valorizar as origens culturais afro-brasileiras e do Samba do Cururuquara.
O projeto é uma iniciativa da OSCIP Imagem da Vida e conta com o apoio da Prefeitura de Santana de Parnaíba e do Instituto HSBC Solidariedade.
“Gostaria de parabenizar a todos os envolvidos neste projeto maravilhoso, que deu origem a este livro que tem um conteúdo importante, que será repassado para todas as escolas da rede municipal, fazendo com que os alunos conheçam um pouco mais sobre a história da nossa cidade e do bairro do Cururuquara” concluiu o prefeito


Créditos:
Fotos: Roberto Andrade
Texto: Renato Menezes MTB nº 54.101

DIAS 13 E 15 DE ABRIL DE 2014


Projeto “Ensaio Aberto” acontece neste sábado, (15/03), a partir das 16 horas na Pista de Skate da Fazendinha

A Prefeitura, por intermédio da Coordenadoria da Juventude (COMUJUV), realiza neste sábado, (15/03), a partir das 16 horas, na Pista de Skate da Fazendinha, a primeira edição do projeto “Ensaio Aberto 2014”. O projeto visa divulgar, promover e expandir o trabalho de bandas autorais independentes e grupos organizados, incentivando a criatividade musical.
Quem passar pela pista de skate, localizada na Av. Tenente Marques s/n, vai poder conferir no dia, apresentações de bandas locais e de cidades vizinhas. Mais do que um evento o Projeto Ensaio Aberto 2014 tem como objetivo, promover o intercâmbio cultural entre os jovens participantes. E é importante dizer que o projeto é aberto a todos os estilos musicais.
Outra meta do projeto é desenvolver e capacitar à produção cultural e artística dos jovens em relação ao mercado cultural independente, divulgar e promover rotas culturais e formação de público, além da troca de conhecimentos tecnológicos que contribuam para formação e desenvolvimento desses artistas/bandas.

Vagas abertas

Os interessados em participar do projeto, devem acessar a página do projeto no Facebook: www.facebook.com/ensaioaberto e fazer o download da ficha de inscrição e regulamento.         No projeto serão julgados quesitos como: a qualidade musical, composição, presença de palco, originalidade e interação com o público. Além das apresentações ao público durante o programa que precede a Semana da Juventude em setembro, o projeto tem como objetivo também organizar oficinas e workshops, bem como a criação de um estúdio para ensaios e gravações. Mais informações ligue: 4154-6616, no e-mail: comujuv@gmail.com ou na própria sede no Largo Domingos Jorge Velho, 69 – Centro.


Foto:
Texto: Estela S. Eduardo

Centro de Memória e Integração Cultural (CEMIC) recebe exposição “Santana de Parnaíba: História e Memória”

Clique na imagem para acessar a notícia.



Espetáculos marcam encerramento das atividades do ano do Centro Cultural Artístico Teatral (CCAM) do Centro e Fazendinha


Clique na imagem para acessar a notícia.


Deixe uma resposta